Conferencistas

 

Albertina de Oliveira Costa - Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, membro de corpo editorial da Cadernos de Pesquisa, membro de corpo editorial da Revista Estudos Feministas e membro de corpo editorial da Cadernos Pagu.

 

Alfredo Boccia Paz - Médico, historiador e escritor reconhecido no Paraguai, jornalista e ativista pelos Direitos Humanos.

 

Ana Alice Alcantara Costa - Socióloga, Professora Associada do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal da Bahia, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHist), também pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, órgão suplementar da UFBA.


Andréa Andújar - Historiadora. Profesora de Sociologia (CBC). Profesora de Teoria e Historia de la Historiografia (Facultad de Filosofia y Letras en La Universidad de Buenos Aires), organizadora do livro Historia, género y política en los ’70. Buenos Aires: Feminaria, 2005.


Cecília Salazar de la Torre - Investigadora y docente universitaria del Postgrado en Ciencias del Desarrollo de la Universidad Mayor de San Andrés (Cides UMSA). Autora de vários artigos sobre o movimento de mulheres na Bolívia.


Cláudio Elmir – Professor da Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS) Sua pesquisa atual trata de narrativas de ex-exilados políticos do período das ditaduras civil-militares no Cone Sul da América, realizando uma análise comparativa de autores da Argentina, do Brasil e do Chile. Sua área de interesse, além da história da América Latina Contemporânea, está relacionada à Teoria e Metodologia da História e à Historiografia.


Elizabeth Jelin - Investigadora Superior do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET - Argentina). Diretora do Programa de Doutorado em Ciências Sociais na Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS) e do Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES), Buenos Aires, Argentina. Coordenadora da Pesquisa Collective Memories of Repression: Comparative Perspectives on Democratization Processes in Latin America's Southern Cone, financiada pelo Social Science Research Council, New York, 1998-2002.


Graciela Sapriza – Professora da Universidade da República do Uruguai. Investigadora do Grupo de Estudos sobre a condição da Mulher no Uruguai (Grecmu). Coordenou o projeto Memórias para Armar, que publicou memórias de homens e mulheres no período da Ditadura no Uruguai.


Line Bareiro - MG Artium Ciência Política, Universidade de Heidelberg(RFA). Diretora do Centro de Documentacion y Estudios (CDE) Paraguai, integrante do Conselho Assessor do Programa Mulher e Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e consultora do PNUD y OIT, Professora coordenadora do Seminário “Democracias, cidadania e Estado na América Latina no século XXI. Análises de gênero dos caminhos percorridos desde a década de 80 e futuros possíveis, PRIGEPP-FLACSO.

 

Luzia Margareth Rago – Professora de História da Universidade de Campinas, Pesquisadora 1 B do CNPq. Tem diversos estudos sobre feminismos, mulheres e também tem estudado as temáticas da memória e temas relativos ao Cone Sul.


Margarita Iglesias Saldaña - Profesora de Historia, Centro de Estudios de Género y Departamento de Ciencias Históricas, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad de Chile, encarregada nesta universidade de estabelecer convênios com o exterior. Atualmente tem trabalhado com a temática das mulheres no período da Ditadura Chilena.


Olívia Rangel Joffily – Professora da Faculdade de Campo Limpo Paulista, doutora em História pela PUC/SP, é membro do conselho de redação da Revista Presença da Mulher e da Revista Princípios. Realizou tese de doutorado intitulada “Esperança equilibrista: resistência feminina à ditadura militar no Brasil (1964-85)”.


Rachel Soihet - Professora da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora 1B do CNPq, tem inúmeros trabalhos sobre feminismo e movimentos de mulheres no Brasil.


Samantha Viz Quadrat – Professora de América Contemporânea da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História Latino-Americana, com ênfase nas últimas ditaduras militares, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, violência política e juventudes.